Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Cigarro mata 200 mil pessoas por ano no Brasil

29 AGO 2014
29 de Agosto de 2014

Nesta sexta-feira (29) é realizado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data marca reações e tentativas de diminuição do vício de fumar.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço da população adulta fuma, ou seja, cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas. Com este índice, a principal causa de mortes evitáveis no mundo é o tabagismo.

Além disso, o hábito de fumar é responsável por mais de 50 doenças, segundo especialistas. Os problemas envolvem diversos órgãos, em especial coração (podendo provocar infarto e angina) e pulmões, com doenças respiratórias obstrutivas crônicas, como enfisema e bronquite.

No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte no país. Outro número preocupante é que cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil são registradas por fatores ligados ao fumo. Na Região Norte, o câncer de pulmão é o terceiro mais frequente entre os homens e o quinto entre as mulheres. 

A especialista em oncologia clínica, Paula Sampaio, do Centro de Tratamento Oncológico (CTO), reforça: "A incidência da doença é proporcional ao tempo de exposição aos fatores de risco. Por isso, pessoas que fumam durante muitos anos correm um risco maior de ter câncer de pulmão”.

Não são somente os fumantes que são prejudicados. Quem nunca colocou um cigarro na boca também pode sofrer com os efeitos nocivos da nicotina. São os fumantes passivos, que inalam a fumaça de derivados do tabaco.

Número de fumantes vem caindo

De acordo com o mais recente estudo feito pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, a parcela da população brasileira fumante, acima de 18 anos, caiu 28% nos últimos oito anos.

Publicação: Kléber Raniéri / Repórter Informa

Fonte: Repórter Informa com informações do DOL

Voltar

Rádio Filadélfia FM

Av. Tancredo  Neves  Nº  55  - Jardim  de  Deus - Tucuruí/PA

Tel. (094) 3787 6310 / 98112 0301 / 99256 0203