Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Unacon lembra dia mundial de combate ao câncer com ação no centro de tucuruí

08 ABR 2017
08 de Abril de 2017

Com uma média de 600 atendimentos ambulatoriais no primeiro trimestre deste ano, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr Vítor Moutinho (Uancon), em Tucuruí, no sudeste do Pará, registrou a prevalência dos tipos de câncer da próstata e gástrico nos usuários que em tratamento na unidade, que neste sábado, 8, estará promovendo ação de educação em saúde em referência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer.

A ação será realizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), Praça do Rotary, de 8h às 12h, em parceria com o Conselho da Mulher, da Vila permanente, com a Secretaria Municipal de Saúde e Universidade do Norte do Paraná (Unopar), com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura da doença, que é a segunda maior causa de óbitos no Brasil e no mundo.

De acordo com a Enfermeira Juliana Lima, levará informações diversas sobre a prevenção e tratamento dos mais diversos tipos da doença. “Vamos focar ainda no câncer de mama e de colo de útero, como parte das ações alusivas ao mês março, em homenagem às mulheres”, observou, lembrando que a mobilização contará com o repasse de orientações, distribuição de material educativo.

“Nossa expectativa é a participação maciça da sociedade em busca de informações sobre a doença e que as nossas orientações possam evitar, prevenir o câncer, contribuindo assim para a redução do número da doença no Pará, no Brasil e no mundo”, comentou a enfermeira.

Sempre em busca da melhoria da oferta de serviços, a direção da Unacon, por meio do diretor executivo, Thiarle Dassi, em parceria com a Secretaria de Estado de saúde Pública (Sespa), ampliou o atendimento ao oferecer consulta ambulatorial com médico radio-oncologista, em março, somando ao atendimento de consultas e exames auxiliares de análises clínicas, ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia e quimioterapia.

A partir do segundo semestre, deverá oferecer o serviço de radioterapia e braquiterapia, fechando ciclo de assistência para cerca de 1,8 milhão habitantes daquela região.

A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde do Governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço:

A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos fones: (94) 3778.4928/4599.

Publicado por Kléber Raniéri - com informações de Vera Rojas

Voltar

Rádio Filadélfia FM

Av. Tancredo Neves Nº 55 - Jardim de Deus - Tucuruí/PA

Tel. (094) 3787 6310 / 98112 0301 / 99256 0203